Olá queridos!
Esse livro ganhou o prêmio São Paulo de Literatura de 2018, na categoria Melhor Livro do Ano – Estreantes / menos 40 anos. Adorei!
Sinopse da Editora Nos: "A vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético. É assim O peso do pássaro morto, romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita."
Gente, que livro mais lindo e forte! É uma prosa poética.
A autora nos conduz à história dessa protagonista, aos 8, 17, 18, 28, 37, 48, 49, 50, 52 anos.
Vamos crescendo junto com essa personagem feminina e entendendo os seus sentimentos.
Alerta de spoiler: Ela vai passar por perda, frustração, bullying, estupro.
O livro não tem muitos personagens. Na verdade, acho que o principal são os sentimentos vividos pela protagonista. A gente mergulha fundo nessa personagem, que é triste, melancólica, tem problemas de relacionamento com o filho e não trabalha no que gosta.
Achei a parte do relacionamento com o filho retratada muito bem pela autora, pois não necessariamente mãe e filho possuem uma ligação forte, podem ter apenas uma ligação por causa do sangue e nada mais. A autora trata do tema com muita delicadeza.
Gostei muito da relação da protagonista com seu cachorro, que é onde ela encontrou o afeto que sempre procurou e ele, o dela.
Um livro realmente muito marcante!
Recomendo!
Nenhum comentário :
Postar um comentário