Olá queridos!
Tenho lido alguns contos ultimamente. O bom de serem histórias curtas é que podemos intercalar os livros com contos.
No Clube de Leitura Icaraí, temos muitos escritores. Alguns deles já foram premiados.
Hoje vou dar minhas impressões sobre os contos de três autores do CLIc:
Antonio Rodrigues
Ele participou de uma coletânea de contos eróticos do próprio Clube e escreveu "A puta das flores", que foi publicado na Academia Niteroiense de Letras, podendo ser encontrado aqui.
Eu gostei muito do conto. Não considero ele erótico.
O conto (que é bem curtinho) vai abordar a história de uma prostituta do Rio de Janeiro que, no dia do seu aniversário, aparece com flores.
A história é curta, mas é na medida, não fala nem mais nem menos do que deveria.
O autor consegue, em poucas linhas, tratar de várias questões, entre elas: preconceito; a exploração que as prostitutas sofrem dos agenciadores; o sentimento delas.
Ele aborda esses temas, de forma muito sensível e bonita.
Leiam! Recomendo!
Evandro Paiva de Andrade
Ele participou do clube do conto, que era promovido pelo Clube de Leitura Icaraí, e escreveu "Abismo", que pode ser encontrado no blog do Clube (vejam neste link). Esse clube do conto deveria voltar, pois revelou vários talentos.
O enredo já revela que o autor gosta de falar de estrelas e planetas. Rs.
O conto fala da busca pelo amor da personagem Karina, habitante de outro planeta, que acaba parando na Terra, juntamente com Arturo, e das teorias de Etevaldo, oficial do sistema de vigilância espacial das Nações Unidas, sobre afinidades e alma gêmea.
Primeiramente, achei interessante a forma como ele descreveu a personagem Karina: uma pessoa decidida e que vai atrás do que quer:
"Engajada numa operação de resgate do ser desejado, Arturo, em um planeta distante do seu, encontra resistência por parte dele para segui-la, mas rapta-o e foge para Terra."
E tem um certo humor, também, como no trecho acima.
Gostei muito do conto, muito bem escrito, que fala de estrelas, de planetas, de teorias sobre afinidades e sobre alma gêmea.
O autor teve muita sensibilidade para abordar essa busca pelo amor e, ao mesmo tempo, ele tratou do tema de uma forma bem diferente e original.
Leiam! Recomendo!
![]() |
| Foto do blog do CLIc |
Winter Bastos
Ele tem uma coletânea com três contos premiados, além de outros livros publicados. Caso queiram entrar em contato para adquiri-los: oberrofanzine@gmail.com. Eu vou comentar sobre um deles, embora sejam todos ótimos: "(Des)encontro".
A forma como o autor escreve "prende" a atenção do leitor. Ele utiliza expressões do dia a dia e consegue falar de vários assuntos com muita facilidade. A leitura dos contos é fluida.
Nesse conto, o autor vai tratar do encontro casual entre Armando, que está em um restaurante, bebendo um uísque, enquanto esperava a namorada, e a ex-esposa Lídia, que chega acompanhada no local.
Achei muito interessante a forma como o autor consegue narrar a situação do ex-marido que não queria que a ex-esposa o visse desacompanhado.
O autor consegue descrever muito bem o que se passa na mente de Armando, vendo a ex-esposa com outra pessoa, bem-sucedida, aparentando estar feliz. E ele ali, esperando a namorada que não chega.
É interessante como o autor consegue pegar uma situação corriqueira, como esse encontro casual em um restaurante, e levar o leitor a compreender o Armando (protagonista) e se identificar.
Ótima leitura! Recomendo!















Nenhum comentário :
Postar um comentário