Olá queridos!
Participei desse evento lindo para incentivar a leitura de livros nacionais e também para divulgar novos escritores.
O evento aconteceu na Biblioteca Parque de Niterói.
A proposta foi: "A Semana do Livro Nacional chega, mais uma vez, a Niterói, dessa vez idealizado e organizado pelas escritoras Thati Machado e Patrícia Trigo, com colaboração de Carol Denis e Martha Machado, através do blog NEM TE CONTO. O evento acontecerá no sábado, dia 10/09, de 14 às 18h30 e contará com programação em três espaços simultâneos.
1) Salão principal: venda de livros com divulgação dos autores convidados e editoras parceiras (nomes a confirmar);
2) Salão multiuso: 3 mesas de bate-papo com os autores (em breve mais informações);
3) Biblioteca infantil: espaço voltado para os pequenos, com contação de histórias e outras atividades.
O evento acontecerá na Biblioteca Parque de Niterói (antiga Biblioteca Pública de Niterói) no centro da Cidade e acolherá pessoas de todas as idades com conforto e segurança. Os livros de todos os autores participantes estarão à venda no local e poderão ser comprados com cartão de crédito e débito. Haverá sorteios e muitas novidades! Confirme sua presença e não fique de fora.
Em breve, mais informações!"
Eu cadastrei o meu blog no evento para fazer a cobertura e pude chegar uma hora antes para conversar com os autores. Consegui entrevistar alguns e gravei tudo para vocês. Não reparem, pois não sou jornalista, sou apenas uma apaixonada por livros e por divulgá-los. Também adoro divulgar nossos escritores. Subi os vídeos no youtube por serem longos, mas não sou uma youtuber, pelo menos por enquanto, apenas blogueira. Rs.
Os blogs participantes foram esses:
~ Desconexão Leitura: http://desconexaoleitura.blogspot.com.br/
~ Notas literárias: http://www.notasliterarias.com/
~ Lê & Ler: https://www.instagram.com/leeler_blog/
~ Andanças e devaneios: http://www.andancasedevaneios.com/
~ Mar de variedade: http://www.mardevariedade.com/
~ Thays M. de Lima: http://thaysmdelima.blogspot.com.br/
~ Por livros incríveis: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/
~ Doces letras: http://www.docesletras.com.br
~ Meus amores literários:https://www.facebook.com/groups/meusamoresliterarios/
~ Apaixonadas por livros: http://www.apaixonadasporlivros.com.br/
~ Literatura news: http://www.literaturanews.com.br/
~ Casal aficcionado: http://www.casalaficcionado.com.br/
~ Romance e turismo: http://romanceeturismo.simplesite.com/
Os participantes (público, blogueiros, jornalistas, escritores) ganharam vários marcadores e brindes. Houve sorteio de livros e brindes.
Se eu pudesse, compraria livros de todos os autores participantes, mas iria à falência. Rs. Então, comprei alguns.
A Thati e a Patrícia organizaram muito bem o evento! Conseguiram trazer ótimos escritores. As mesas de bate-papo foram incríveis. A Patrícia é ótima mediadora! Podemos conhecer um pouco dos bastidores da escrita de um livro e do mundo editorial. E, claro, conhecemos um pouco mais desses escritores participantes.
Foi interessante conhecer um pouco, também, da plataforma Wattpad. Vários dos autores comentaram que costumam experimentar o livro ali, para saber sobre a aceitação do público.
Só não fui na biblioteca infantil, mas consegui conversar com a autora Juliane Rodrigues, uma das responsáveis pela programação infantil.
| Estande de venda dos livros |
| Mesa com os brindes, marcadores e livros para sorteio |
| As organizadoras Patrícia e Thati |
Como falei, cheguei uma hora antes e pude entrevistar alguns autores que chegaram mais cedo. Esses três autores foram entrevistados por mim e pelo representante da plataforma Wattpad. Os entrevistados foram:
Sidney Santborg
"Sidney Santborg nasceu em Coroatá-MA, atualmente mora no Rio de Janeiro. É um sonhador, um pensador... Um escritor e advogado. Autor dos livros 'ANAMNESE – Um Louco Coração', 'Escola de um Destino' e do conto 'O Brilho do Pássaro Celestial' que foi publicado em uma coletânea de contos. Tem participado de vários eventos literários e palestras em escolas. Mantém um Blog onde escreve seus pensamentos, sonhos e devaneios." (Fonte: página do evento no facebook)
Lucinei M. Campos
"Lucinei M. Campos é escritor, professor de História e louco de coração. Carioca, desde cedo partiu para as artes, tendo uma banda de rock, um blog, fazendo peças de teatro e escrito algumas obras, inclusive roteiro de cinema. É autor dos livros infantojuvenis Lavínia e a Árvore dos Tempos, Lavínia e a Magia Proibida e do romance Violeta Não Sabe Amar, que será lançado em outubro." (Fonte: página do evento no facebook)
Liz Negrão
"Liz Negrão , nascida em 1987, é uma escritora incurável. Ariana de personalidade forte e criada em Niterói -RJ, onde mora. Na adolescência começou a escrever na internet por hobby. Formada em Letras pela UERJ, sua primeira publicação foi em 2013. Autora dos contos " Valentina", " O conto de fadas às avessas de Aurora", e do ainda a ser publicado "O espelho de Anne: Crônicas de Pirataria". Em 2014,publicou seu primeiro poema " A ideia" se aventurando em um novo gênero. Foi o empurrão que faltava para reunir outras prosas versadas e textos guardados na gaveta para escrever um livro. "E transformando-se em texto" é a sua primeira publicação solo." (Fonte: página do evento no facebook)
| Sidney, Lucinei e Liz |
Seguem as entrevistas com eles: parte I e parte II.
Tirei fotos com o Sidney e com o Lucinei, na hora dos autógrafos.
| Com Sidney Santborg |
| Com Lucinei M. Campos |
Fiz entrevistas curtas com o Gabriel Sidney, com a Cátia Mourão e com a Juliane Rodrigues.
Para a postagem não ficar gigantesca, vou deixar o link do evento para que vocês saibam mais sobre todos os autores aqui.
Entrevista com o Gabriel, que tem apenas 14 anos. Muito talentoso!:
Entrevista com a Cátia e a Juliane:
Foram 3 mesas de bate-papo.
A primeira com: Cátia Mourão, Lucinei M. Campos, Íris Figueiredo e Liz Negrão, com a mediação da Patrícia.
Segue um trecho dessa entrevista com a mediação da Patrícia. Não gravei mais, pois estava com pouca bateria na câmera.
A segunda com: Gabriel Sidney, Thati Machado, Luciane Rangel, Bruna Fontes e Marcele Cambeses.
A terceira com: Marcos de Sousa, Sidney Santborg, Roxane Norris, Carol Estrella e Felipe Frasi.
Segue uma foto com todo o grupo:
Por último, minhas compras do evento e brindes:
Enfim, o evento foi ótimo! Adorei participar!
Vamos prestigiar a literatura nacional! Nossos autores merecem!














Olá, Andreia.
ResponderExcluirMuito bacana sua cobertura do evento. Deu para ter uma noção geral de como foi.
Gostei das entrevistas. São autores muito queridos. Estive com o Lucinei na Bienal há uns dias atrás e é uma pessoa por quem tenho uma grande admiração. Acho que você vai gostar do livro dele.
Abraços.
Minhas Impressões
Adorei!
ResponderExcluirPeguei seus videos, mas te indiquei no post, ta?
beijos!
Oi Maria! Que bom que gostou! O Lucinei é muito simpático! Assim com os demais. Tenho certeza de que vou gostar do livro. Bjs
ResponderExcluirOi Lê. Sem problemas. Gostei de te conhecer. Bjs
ResponderExcluir