Olá queridos!
Gostei muito desse documentário e venho compartilhar a minha opinião com vocês.
Sinopse do adorocinema: "O professor de História Sidney Aguilar descobre durante uma aula, por intermédio de uma aluna, algo assustador: tijolos marcados com a suástica, o símbolo nazista, em uma fazenda da região. Determinado a descobrir a verdade por trás das peças, Sidney investiga e busca pistas para entender a fundo o que aconteceu naquele lugar."
Através da investigação desse Professor, um passado sombrio vai se revelando.
Vários meninos foram transferidos de um orfanato no Rio para uma Fazenda no interior de São Paulo. Os donos e parentes eram nazistas e integralistas.
Ali naquela Fazenda, esses meninos trabalhavam duramente na lavoura e no trato com os animais. Eram severamente castigados, com palmatória e vara de marmelo, caso desobedecessem.
Havia cães bravos para impedir a fuga deles.
Eles não estudavam e não recebiam qualquer salário. Era um trabalho escravo. Todos eles eram negros.
Enfim, tiveram suas infâncias roubadas.
Há depoimentos de dois desses meninos que foram encontrados recentemente, já com mais de noventa anos. Podemos perceber os traumas que foram deixados por esse período de vida, em que eram escravizados.
O filme nos leva à reflexão sobre a sociedade da época, que aceitava essa situação dos meninos, fazendo "vistas grossas" para o que ocorria na Fazenda, ou por medo do poder que exerciam os fazendeiros ou por acreditar que esse era o destino de meninos que estavam à margem da sociedade.
Excelente documentário!
Recomendo!















Nenhum comentário :
Postar um comentário