Olá queridos!
No dia 17 de julho, o blog completa 2 anos, então, para comemorar e agradecer aos leitores, ao longo do mês, vou trazer algumas entrevistas com escritores. Espero que gostem. Eles sempre têm coisas incríveis para nos dizer.
Eu mandei as mesmas perguntas para todos, por e-mail. Manterei as respostas dos escritores, conforme enviadas.
A primeira entrevistada é a escritora Karen Alvares.
Recebi um livro seu de suspense, de parceria com a Editora Draco, o livro Inverso, e gostei muito. Falei dele aqui. Ela acabou de lançar a continuação: Reverso. Não vejo a hora de lê-lo.
Um pouco sobre a autora (fonte: o seu blog Eu, papel e palavras)
"Karen Alvares conta histórias para o papel há tanto tempo que nem lembra quando começou. Autora de Inverso (Draco, 2015), Alameda dos Pesadelos(Cata-vento, 2014) e Dois Lados, Duas Vidas (Cata-vento, 2015), também organizou a antologia Piratas (Cata-vento, 2015) e foi publicada em várias antologias de contos da Editora Andross, Draco e Buriti, além de publicações independentes e revistas. É colunista no blog literário Por Essas Páginas e foi premiada em diversos concursos nacionais. Apaixonada por mundos fantásticos, chocolate e gatinhos, vive em Santos/SP com o marido e cria histórias enquanto pedala sua bicicleta pela cidade."
![]() |
| Foto enviada pela autora |
MV: Qual o seu nome completo e quantos livros você já publicou?
Karen: Meu nome completo é Karen Vaz Siqueira Alvares. Uso o pseudônimo Karen Alvares; o sobrenome é do meu marido, e assino dessa maneira para homenageá-lo. Ele é uma inspiração para mim e me dá um apoio indescritível na minha carreira e nos meus sonhos!
Agora, quantos livros já publiquei? Romances foram três: Alameda dos Pesadelos, Inverso e Reverso. Porém, já organizei uma antologia, Piratas, e também já fui publicada em diversas antologias de contos junto com outros autores e também publiquei vários livros e contos de maneira independente, além de algumas participações em revistas etc. No total tenho mais de 31 obras publicadas.
MV: Quais são as suas inspirações na hora de escrever?
Karen: Essa é uma pergunta sempre difícil porque tudo é inspiração, desde um dia no trabalho até uma voltinha na praia. Como escritora, sempre estou observando as coisas e as pessoas ao meu redor. Inverso, por exemplo, tive a ideia um dia olhando para meu espelho do quarto (é um espelho enorme, que toma quase toda uma parede). Fiquei me perguntando o que haveria do outro lado do espelho. Será que era tudo ao contrário? Será que havia uma versão de mim mesma do outro lado? Como ela seria?
MV: Existe alguma técnica para escrever bem?
Karen: Ler muito. E então escrever muito, treinar bastante. Acredito que todo mundo consiga escrever bem se ler muito e se empenhar mais ainda. Não é um dom (só para algumas pessoas, talvez), mas um exercício.
MV: Você tem um carinho especial por algum de seus livros ou para um escritor todos os livros são como filhos, em que não há preferidos?
Karen: Ai, é difícil escolher um que tenho mais carinho. Gosto de todos, em todos vejo um momento da minha vida, um pedaço de mim, algo que eu fico feliz de ter escrito, de ter terminado. Todos são especiais à sua maneira.
MV: O que você recomenda para quem gosta de escrever, mas ainda não teve coragem de expressar isso para o público? Alguma dica?
Karen: De novo, leia muito, escreva bastante, treine todos os dias. Não tem como ser um bom escritor sem ser um leitor assíduo. Leia tudo, até bula; escreva tudo, menos bula (Mario Prata me disse isso, levo comigo até hoje). Leia vários gêneros, até os que saem da sua zona de conforto (principalmente eles). Em tudo na vida é preciso estudar e praticar, então escreva todos os dias e não tenha medo de errar. É preciso correr riscos para viver.
Amei a entrevista. Espero que vocês também tenham gostado. E recomendo muito seus livros!
















Adorei responder a essa entrevista! Foi muito divertido! Obrigada pela oportunidade e pelo carinho! <3
ResponderExcluirBeijos!!!
Karen, eu é que agradeço! Adorei também! Bjs
ResponderExcluir