Olá queridos!
Participei da reunião de abril da Livraria Blooks de Botafogo, no Rio. As reuniões, que acontecem uma vez por mês, são mediadas pela Dília Gouveia. O livro lido e debatido foi A Biblioteca Elementar, de Alberto Mussa. E contou com sua presença no bate-papo.
A Dília fez uma apresentação do livro e do seu autor. Depois, o Alberto Mussa fez alguns comentários sobre o livro.
Tivemos a oportunidade de fazer perguntas sobre o livro e sobre o processo de escrita. Ele nos contou que, quando começa a escrever um livro, já tem todo o roteiro da história pronto. E que faz fichinha com os personagens e suas características.
Achei o autor muito simpático e simples. Ele falou que o trabalho de escritor requer disciplina e trabalho, mas, no caso dele, não se trata de vir uma grande inspiração, mas de preparar o roteiro antes e trabalhar muito nele.
Embora não seja uma grande leitora de romances policiais, gostei muito desse. É um romance policial que se preocupa mais com as circunstâncias que levaram ao crime, do que propriamente em saber o responsável pela morte, até porque isso já é dito no início, com alguns desdobramentos no final, é verdade.
Em um breve resumo, no primeiro capítulo ficamos sabendo da ocorrência de uma morte, aparentemente em legítima defesa, pois a pessoa que iria levar o tiro conseguiu pegar a arma e atirar. O crime tem uma testemunha, que não pode se revelar. Aí começam os desdobramentos.
![]() |
Com o autor |
"A biblioteca elementar é romance situado no Rio de Janeiro do século 18. Não do gênero romance histórico, que trabalha ficcionalmente com enredos grandiosos. É romance policial atravessado pela história, que funciona como eixo transversal da narrativa. (...)" Ronaldo Vainfas na orelha do livro.
Gostei de saber um pouco mais sobre o Rio de Janeiro do Século XVIII.
Não vou contar mais da história por ser um livro relativamente curto, então, acho que vale a pena a surpresa.
O narrador conversa com o leitor. Prepare-se pois há muitos personagens, talvez seja bom fazer anotações.
Livro muito interessante! Recomendo!
Nenhum comentário :
Postar um comentário