Olá queridos!
Fiquei muito curiosa em ler esse livro, que está sendo discutido por vários booktubers e Clubes de Leitura.
A autora é da Coreia do Sul.
Sinopse do site da Livraria Cultura: "A vegetariana, romance perturbador e único, tem sido apontado como um dos livros mais importantes da ficção contemporânea – e uma introdução à fecunda literatura produzida na Coreia do Sul. “… Eu tive um sonho”, diz Yeonghye, e desse sonho de sangue e escuros bosques nasce uma recusa vista como radical: deixar de comer, cozinhar e servir carne. É o primeiro estágio de um desapego em três atos, um caminho muito particular de transcendência destrutiva que parece infectar todos aqueles que estão próximos da protagonista. A vegetariana conta a história dessa mulher comum que, pela simples decisão de não comer mais carne, transforma uma vida aparentemente sem maiores atrativos em um pesadelo perturbador e transgressivo. Narrado a três vozes, o romance apresenta o distanciamento progressivo da condição humana de uma mulher que decidiu deixar de ser aquilo que marido e família a pressionaram a ser a vida inteira. Este romance de Han Kang tem sido apontado como um dos livros mais importantes da ficção contemporânea. Uma história sobre rebelião, tabu, violência e erotismo escrita com a clareza atordoante das melhores e mais aterradoras fábulas. Esta tradução, diretamente do coreano, restitui o estranhamento da obra original."
Há muito tempo que eu não lia um livro que me prendesse tanto a atenção. Não conseguia parar. Queria saber o que iria acontecer.
Achei a escrita interessante e perturbadora.
A protagonista Yeonghye deixa de comer carne, após ter alguns pesadelos relacionados com carne e sangue, então, ela acha que deixar de comer carne e seus derivados vai livrá-la dos pesadelos, mas isso não acontece.
O livro é dividido em 3 partes: na primeira, conhecemos a história pela ótica do marido, na segunda pelo cunhado e, na terceira, pela irmã mais velha.
O marido diz que se casou com Yeonghye por ela ser uma pessoa comum.
"Acabei me casando porque ela não tinha nenhum charme especial, e também por não ter notado defeitos muito gritantes. Uma personalidade dessas, sem frescor, brilhantismo ou refinamento, me deixava confortável." p. 9
Logo de início, notamos o relacionamento opressor, pois o marido estava acostumado a fazer tudo como queria e sua esposa aceitar, sem discordar de nada. Ele também não se sentia ameaçado por ela, por achá-la apagada.
A partir do momento em que ela joga todas as carnes fora, fazendo pela primeira vez a sua vontade, ele se espanta e os dois entram em conflito. Inclusive ela não quer ter relações sexuais com o marido, por achar que ele tem cheiro de carne.
Ele envolve a família de ambos.
O pai da protagonista acaba forçando-a a comer carne em uma reunião de família. Ele também estava acostumado com o temperamento passivo da Yeonghye.
Agora começarei a dar alguns spoilers. Mas não contarei o final.
Ela tenta se matar, após esse episódio, pois não quer comer carne, então o cunhado a leva para o hospital.
Na segunda parte, vamos saber a continuação da história pelo cunhado de Yeonghye, casado com a sua irmã mais velha.
Ele é artista, trabalha com pintura em corpos e vídeos. Sua esposa tem uma empresa de cosméticos. Eles têm um casamento morno. A esposa às vezes fica chateada com ele, mas se cala, para manter a harmonia. Descobrimos, pela leitura, que é outro relacionamento ruim e de fachada.Ao longo da narrativa, o cunhado vai descrevendo o seu interesse em Yeonghye. Diante de sua fragilidade, ele consegue se aproximar dela, até que sua esposa o pega na cama com Yeonghye.
A protagonista que já tomava alguns medicamentos após tentar se matar, vai para uma clínica psiquiátrica e o cunhado é preso.
Na terceira parte, vamos conhecer um pouco mais da história pela ótica da irmã mais velha, que está muito mal com o fim do seu casamento e pelo estado de sua irmã Yeonghye, que não quer mais comer.
Não vou contar o final. Contei muita coisa da narrativa. É bem perturbadora.
Acho que o livro pega o tema do vegetarianismo apenas para introduzir o tema da opressão em um casamento.
A partir do momento em que a Yeonghye começou a ter vontades e ter voz, tudo à sua volta mudou, pois ela deixou de ser o que esperavam dela. A sua irmã mais velha também era bem passiva no casamento, mantinha um relacionamento morno. Através do que acontece com Yeonghye, isso vai influenciar não apenas a protagonista como todos a sua volta.
Gostei muito do livro. Acho que ele leva a muitas reflexões.
Recomendo!
Nenhum comentário :
Postar um comentário