Olá queridos!
Quando fiquei sabendo do lançamento do livro "O Rio de Clarice", da Teresa Montero, logo me interessei. Adoro saber sobre os cantinhos por onde grandes escritores passaram e moraram.
Comprei o livro na Black Friday e, visitando a página do livro O Rio de Clarice, descobri que a autora do livro faz passeios guiados gratuitos.
Dia 1º de dezembro, visitamos dois prédios que a Clarice morou e dois que ela visitava. A Teresa, além de simpática, conduziu muito bem o passeio, nos contando várias curiosidades sobre Clarice e lendo trechos de seus livros.
Em sua página, assim ficou resumida a visita: "1 de dezembro de 2018. 'O Rio de Clarice - edifícios do Leme' passeou por 4 edifícios importantes na história de Clarice no Leme. No Macedo, onde viveu 12 anos, ela escreveu a maior parte de sua obra. No Visconde de Pelotas, seu primeiro endereço, começou a descobrir o Leme em 1959. A atual moradora do 301 é a escritora e professora Rejane Machado (foto) que nos recebeu com carinho e simpatia. No Novotel (foto) todos se deliciaram com os paineis de Poty, artista curitibano cujo trabalho no hall do hotel em que Clarice se hospedou inúmeras vezes permanece sem tombamento e quase desconhecido. Uma raridade no bairro. No Maracati, onde Clarice apreciava o café da manhã de seu amigo Pedro Paulo apreciamos os painéis do muralista Paulo Werneck (foto), cuja obra caminha junto a de arquitetos modernistas. Parceiro de Niemeyer e dos irmãos Roberto (MMM) em tantos projetos. Essas raridades se encontram nos Caminhos Clariceanos no Leme."
O passeio sai da estátua de Clarice e Ulisses no Leme.
Primeiramente, fomos no Edifício Macedo, onde tem uma plaquinha em sua homenagem.
![]() |
Teresa Montero |
Fomos no Novotel, onde conhecemos os painéis de Poty. Linda obra!
Depois, fomos no Ed. Visconde de Pelotas, o primeiro endereço de Clarice no Leme. Lá conhecemos a atual moradora: Rejane Machado, que também é escritora e é muito simpática.
Por fim, fomos no Maracati, onde Clarice apreciava o café da manhã de seu amigo Pedro Paulo. Apreciamos os painéis do muralista Paulo Werneck, que são muito bonitos.
E claro que peguei autógrafo da Teresa no meu livro.
![]() |
Foto do grupo que está na página oficial |
A visita foi sensacional! Recomendo!
Nenhum comentário :
Postar um comentário