Olá queridos!
A cada conto que leio da Lygia mais me apaixono por sua escrita.
Só li contos dela. Li o Livro Antes do Baile Verde e agora esse livro de contos. Já li outros contos avulsos. Sempre fico refletindo em suas histórias.
Sinopse da Cia das Letras: " Os dez contos reunidos neste livro foram publicados por Lygia Fagundes Telles entre 1958 e 1981. Todos, de alguma maneira, mereceriam o título emprestado pelo primeiro deles à coletânea. São histórias de homens e mulheres, crianças e adultos flagrados em seus sentimentos mais secretos e em sua relação espinhosa com a vida à sua volta.Em “Um Coração Ardente”, um rapaz se apaixona por uma moça sem saber que ela é prostituta e, depois, tenta regenerá-la. Em “Biruta”, um menino órfão cujo único consolo e companhia é seu cão de estimação vê-se traído pela família que o adotou como uma espécie de agregado.
Em “Emanuel”, o amante inventado por uma moça solitária em um mecanismo de defesa contra as zombarias das amigas acaba por ganhar existência real. “As Cartas”, por sua vez, narra o empenho de uma mulher para proteger a correspondência comprometedora de uma amiga com um político casado. Já o entrecho de “A Estrela Branca” é o transplante de olhos que devolveu a um cego a visão mas não o controle sobre ela.
Em “O Noivo”, um homem acorda no dia do seu casamento sem se lembrar quem é a noiva, e a revelação de sua identidade o chocará tanto quanto ao leitor. “O Encontro” é uma fantástica viagem a vidas passadas.
Com a segurança narrativa e a prosa envolvente que encantou leitores e críticos de várias gerações, a autora trafega com desenvoltura entre a descrição externa das cenas e o mergulho na vida interior dos personagens e o resultado é que saímos da leitura destas páginas com uma percepção mais compassiva e multifacetada das vicissitudes humanas."
A Lygia trabalha com a fantasia em alguns de seus contos. O elemento surpresa também é presente.
Sempre fico refletindo após terminar a leitura de um conto dela.
Nesse livro, dois contos me chamaram mais atenção.
Um foi "Biruta". Adoro histórias que envolvam crianças e cães. Essa história é sobre um menino órfão, que é acolhido por uma família, para trabalhar para ela. Ele tem um cãozinho, que é seu companheiro. O seu cachorro apronta muito na casa, então, o final não é dos melhores. Não vou dar spoiler. O conto é muito tocante. Triste, porém, bem realista sobre a vida de alguns meninos que são acolhidos para os mais diversos fins.
O outro conto, do qual gostei muito foi "O Noivo", onde um homem acorda no dia do seu casamento, sem saber que vai casar e sem se lembrar da noiva. A autora consegue prender a nossa atenção até o fim.
Enfim, sempre vale a pena ler os contos da Lygia. Agora preciso ler um romance dela.
Recomendo!
Nenhum comentário :
Postar um comentário