Olá queridos!
Assim que soube que iria estrear essa série na Netflix, tratei logo de ler o livro. Na verdade, fui lendo junto com a primeira temporada da série.
Gostei mais do livro, mas também gostei da série.
Sinopse da Saraiva: "Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Uma história inspiradora para qualquer pessoa em busca do seu próprio caminho para o sucesso."
Esse livro é sobre empreendedorismo. A autora dá dicas sobre negócios de uma forma geral.
Fiquei muito interessada na história dessa empresária de sucesso, que começou do nada e enriqueceu rapidamente.
A Sophia era uma jovem que estava meio perdida, sem saber que rumo tomar na vida. Para sobreviver, sem pedir ajuda dos pais, ela pega comida no lixo e faz pequenos furtos. Arruma alguns empregos, mas não fica muito tempo neles. Em um deles, ela ficou o tempo necessário para conseguir o seguro-saúde.
A Sophia gostava de roupa vintage e começa a vender esse tipo de roupa no site ebay. Aos poucos, vai descobrindo que gosta de procurar boas peças em brechós para revendê-las no site ebay. Em muitas peças, ela dá uma repaginada e consegue vender por um preço muito superior.
Ela descobre que o que faz a peça vender, é uma boa foto em alguma menina/modelo. Como no início ela não tinha capital, as modelos aceitavam fazer as fotos em troca de lanche.
O negócio vai crescendo aos poucos, a concorrência do ebay fica "de olho" nela e a denuncia por não cumprir as regras (ela utilizava a rede social Myspace na época e tentava vincular os amigos de lá para o ebay), até que ela fica suspensa do site, o que acaba sendo muito bom para ela, pois abre seu próprio site de venda de roupas não só vintage mas de roupas da moda.
A sua empresa cresce tanto em pouco tempo que ela passa a ganhar milhões de dólares por ano.
Claro que a forma como ela começou, pegando comida no lixo e furtando, não é indicada para ninguém.
O que acho que a Sophia consegue passar no seu livro é que, quando você descobre o que gosta de fazer, aquele trabalho acontece, pois você tem interesse de fazer um bom trabalho, com dedicação, garra e determinação e, por conseguinte, você atrai uma equipe interessada.
Abaixo cito algumas frases interessantes da autora:
"Nunca vire gente grande. Não vire uma pessoa chata. Nunca deixe o Sistema te dominar. "
"A ação favorece a sorte."
"Se eu, e este livro, temos alguma coisa a provar é que quando você acredita em você mesmo, as outras pessoas também acreditam em você."
"Uma coisa que você deve saber sobre mim é que quando ouço não, eu raramente escuto. É preciso ter um tipo especial de teimosia para ser bem-sucedida como empreendedora. E, seja como for, você não recebe o que não pede."
Eu gostei muito do livro. Recomendo!
Sobre a série:
A série está na primeira temporada, com 13 episódios. Eu achei bem interessante. Assisti aos episódios em poucos dias. Cada episódio flui e é bem interessante. Claro que o livro é mais completo, com mais dicas. A linguagem da série é outra. Acho que os produtores e a direção quiseram fazer uma série leve, com certo humor. Como o livro não é muito longo, para transformá-lo em série, precisou estender algumas partes que não estão no livro.
Gostei da atriz que faz a Sophia (Britt Robertson). Ela interpreta muito bem essa menina imatura, que não sabe direito o que quer da vida, mas começa a gostar de trabalhar com vendas.
Recomendo!
















Bem interessante!!! Vou comprar o livro. Adoro cases de superação.
ResponderExcluirCompre sim, Karla. Você vai gostar!
ResponderExcluir