Olá queridos!
Assisti a essa comédia musical e gostei bastante.
![]() |
(Foto: Paula Kossatz)
Sinopse do Rio show: "O personagem principal da comédia francesa “As bodas de Fígaro”, de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais, já é bem conhecido do público brasileiro. Mas o texto que deu origem à ópera clássica de Mozart, apresentada várias vezes por aqui, ganha, na tradução da escritora e crítica Barbara Heliodora, a sua primeira montagem brasileira em musical (...).
Na história do espetáculo, que tem direção de Daniel Herz e arranjos musicais de Leandro Castilho sobre a obra de Mozart — Leandro já foi Fígaro em “O barbeiro de ervilha” e ganha novamente o papel —, o protagonista vive mil artimanhas para que sua noiva, Suzana, não tenha de cumprir o “direito de pernada”, que permite que o senhor feudal durma com suas criadas antes de seus maridos.
— A história aborda os excessos do homem sobre os outros. Não só os eróticos, na relação de cada personagem com sua libido, mas também na questão da corrupção, tema tão atual em nossa cultura — diz Daniel.
A peça original, que se passava na França, foi censurada e reescrita por Beaumarchais, que a levou para Sevilha, na Espanha. Na montagem brasileira, ela acontece em “algum lugar que tem a ver com a nossa realidade", de acordo com o diretor.
— De propósito, a gente não localiza a peça. As pessoas reconhecem a música de Mozart, mas também arranjos abrasileirados, tem maracatu, tem samba. O figurino mistura o rococó francês com o despojamento brasileiro. A proposta é a abertura, para que o público exercite a sua imaginação — explica.
Em cena, os atores também cantam, tocam instrumentos e manipulam o cenário.
— Ao longo dos cinco atos da peça, os atores trabalham muito. E o público vê, de fato, os atores construindo o teatro — conta Daniel."
A peça tem aproximadamente duas horas de duração, sem intervalo, mas não é cansativa, por ser comédia e, também, por causa das músicas. A história é bem interessante, com uma boa narrativa e um ótimo desfecho. Excelente elenco!
Está em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, até 08 de fevereiro de 2015. Sextas e sábados, às 21:00h e domingos, às 20:00. R$40,00.
Recomendo!















Nenhum comentário :
Postar um comentário