Olá queridos!
Gosto de ler algum clássico de vez em quando.
Lembro-me de que o primeiro livro que li do José de Alencar foi A Pata da Gazela, quando era adolescente e, na época, achei a leitura difícil, por causa da escrita rebuscada.
Alguns anos depois, li Lucíola e gostei bastante. E já não achei tão difícil a leitura.
Escolhi Cinco Minutos aleatoriamente e adorei!
José de Alencar é considerado o precursor do romantismo no Brasil dentro das quatro características: indianista, psicológico, regional e histórico.
Cinco Minutos foi o seu primeiro romance. Vários dos seus livros são de domínio público e podem ser baixados gratuitamente.
Sinopse:Um rapaz perde seu ônibus por cinco minutos e ao entrar no seguinte senta-se casualmente ao lado de uma mulher cujo rosto está coberto por um véu. A moça permite que ele lhe segure as mãos e lhe beije o ombro. A fim de localizar sua amada misteriosa o narrador vai descobrindo mais detalhes sobre sua musa e espanta-se com os recursos da moça para permanecer incógnita. Várias viagens são necessárias até que o mistério se resolva e o casal possa encontrar a felicidade.
Impressionante como o autor consegue prender a nossa atenção do início ao fim. Apesar de utilizar uma linguagem mais rebuscada, a leitura é muito agradável.
O livro é curto, então, dá para ser lido em menos de duas horas.
O protagonista narra o que aconteceu entre ele e sua amada à sua prima, utilizando muitos detalhes e com certo romantismo.
O romance tem certo suspense, o que deixa o leitor curioso e atento.
É muito interessante ver a questão do tempo retratada no livro. Um atraso pode ser crucial para que o melhor aconteça.
Enfim, um excelente livro.
Recomendo!
Nenhum comentário :
Postar um comentário