Olá queridos!
Esse domingo foi dia de reunião do clube de leitura Leia Mulheres Niterói.
Sinopse da zahar: "A história de um amor que nem mesmo as armadilhas do destino e a morte conseguiram destruir No centro dos acontecimentos dessa história de obsessão e dor, perversidade e vingança, estão a obstinada figura de Catherine Earnshaw e o rude e enérgico Heathcliff, que aprende a odiar após sofrer humilhações e rejeições de todos os tipos. Publicado originalmente em 1847, O morro dos ventos uivantes é um retrato penetrante e comovente da degradação humana. E, como todo bom clássico, tem várias portas por onde o leitor pode entrar. Mais difícil, no entanto, será encontrar a saída, pois o efeito da leitura ficará entranhado para sempre em sua lembrança. Essa edição traz excelente tradução de Adriana Lisboa e breve apresentação de Rodrigo Lacerda. A versão impressa apresenta ainda a capa dura e o acabamento de luxo dos Clássicos Zahar."
Eu acabei ouvindo a história em audiobook no youtube e assistindo ao filme de 2009 também no youtube. Já havia assistido a uma versão mais antiga, pois foram feitas várias versões. O filme de 2009 é bem fiel ao livro.
O livro vai contar a história de Heathcliff que, quando pequeno, é levado pelo pai de Cath para morar com sua família. Ele chega falando que Heathcliff é um menor de rua.
O Heathcliff é rejeitado pelo irmão de Cath, mas ela e Heathcliff passam a ser inseparáveis e, quando adultos, namoram às escondidas. Quando o patriarca morre, Heathcliff passar a ser maltratado pelo irmão de Cath, que o trata como empregado.
Cath acaba se casando com um homem rico, para agradar a família.
Heathcliff fica revoltado, sai daquela casa, no morro dos ventos uivantes, e conquista fortuna.
Após alguns anos, volta para ir atrás de Cath, deixando-a confusa.
Cath continua amando Heathcliff e este tem um sentimento de obsessão por ela.
Na verdade, Heathcliff voltou para se vingar da família de Cath, pois nunca esqueceu os maus-tratos que sofreu.
Então a história vai girar em torno da obsessão de Heathcliff com relação a Cath e em torno de todo seu plano de vingança.
O livro também tem a empregada Nelly, que é um personagem importante, fiel à Cath e sua família. Ela é uma homenagem da autora à sua empregada.
Então é um bom livro, com a história da família da Cath e do amor entre ela e Heathcliff.
O livro nos faz refletir sobre o que leva uma pessoa a se tornar má e só pensar em vingança.
Recomendo a leitura e o filme!
Nenhum comentário :
Postar um comentário