Olá queridos!
Esse foi o livro de setembro do Clube de Leitura Leia Mulheres Niterói-RJ.
Infelizmente não pude ir à reunião, mas quis ler o livro, pois gostei do filme quando assisti há alguns anos e voltei a assistir após terminar a leitura do livro. E, apesar do livro ser mais completo, continuei gostando do filme.
Sinopse da Saraiva: "A Casa dos Espíritos, primeiro romance de Isabel Allende, tem novo projeto gráfico nesta 30ª edição comemorativa de 20 anos de sucesso editorial. Considerado pela crítica como um clássico da literatura latino-americana, o romance conta a saga da turbulenta e numerosa família Trueba, cujo patriarca é o latifundiário e senador Esteban Trueba. O romance, que tem sua narrativa caracterizada por uma notável lucidez histórica e social, oferece um painel contundente da história chilena, entre 1905 e 1975. Combinando magia e realidade, Isabel Allende confere à obra sua personalíssima visão do realismo fantástico, inserindo A Casa dos Espíritos na respeitável galeria dos grandes romances da literatura latino-americana."
Apesar de ter gostado muito do livro, achei a leitura um pouco cansativa: parágrafos longos e história também longa, que narra a vida dos membros da família Trueba em várias gerações. O livro tem mais de 400 páginas.
O livro ora é narrado por Esteban Trueba (maior parte do tempo), ora por Clara, que acabou se casando com ele. A Clara escrevia tudo que acontecia na família nos seus diários, o que justificaria a narrativa da história dessa família.
O livro começa com a Clara criança e vai contar a história dessa família até a geração da neta de Clara e Esteban: Alba.
São muitos acontecimentos relatados no livro.
Nas primeiras partes do livro, a obra foca nos poderes mediúnicos de Clara, que consegue fazer a premonição da morte da irmã Rosa, além de conseguir se comunicar com pessoas que já morreram.
Após perder a irmã, ela fica um longo tempo sem falar:
"Todos tinham perdido a esperança de tornar a ouvir-lhe a voz, quando, no dia de seu aniversário, depois de soprar as 19 velas de seu bolo de chocolate, estreou uma voz que estivera guardada por todo aquele tempo e que tinha a ressonância de um instrumento desafinado.
-Em breve me casarei - disse.
-Com quem?- perguntou Severo.
-Com o noivo de Rosa- respondeu ela. " (p. 89)
A obra trata de muitos assuntos. Além dos poderes de Clara, a autora aborda a vida na Fazenda Las Tres Marías e como o Esteban, que era latifundiário, lidava com seus funcionários, de forma firme e dura. E como ele fez a propriedade prosperar. Em alguns momentos políticos do livro, vamos ouvir sobre reforma agrária, o que gera uma boa discussão.
O livro vai abordar ainda a forte amizade entre Clara e Férula, irmã de Esteban.
Clara e Esteban vão ter 3 filhos: Blanca, Jaime e Nicolas. E Esteban tem um filho bastardo com uma camponesa, a qual foi agarrada por ele na fazenda e estuprada. Era uma época de muito machismo, em que era aceitável que uma situação como essa acontecesse.
Cada um dos filhos tinha um temperamento. E Blanca gera Alba.
Cada um dos filhos tinha um temperamento. E Blanca gera Alba.
Blanca desde muito nova se apaixona por Pedro Terceiro, filho do administrador da fazenda, mas não tem a aprovação do severo pai, pois Pedro tinha ideias revolucionárias sobre direitos trabalhistas. Portanto, o livro também traz esse tema para discussão.
Algo que me chamou muita atenção no livro foi o fato de que a autora dá spoilers sobre o que vai acontecer no futuro. Em cada parte da trama, ela já dá ciência ao leitor de que ele tem que prestar atenção naquela parte, pois irá acontecer algo no futuro com determinado personagem.
O livro vai falar ainda sobre casamento de aparências, sobre relacionamento de uma forma geral, sobre perdão, sobre aborto, etc.
A obra mostra muitas reviravoltas no decorrer da história.
Na parte final do livro, a autora retrata a vida política do país. Vai falar dos que eram de direita, dos que defendiam o comunismo e dos militares, abordando o golpe militar que aconteceu no país. Nesse período, o leitor irá se deparar com relatos fortes sobre tortura que sofreram os que lutavam contra a ditadura do regime militar.
Enfim, um livro muito completo que aborda vários temas, ao contar a história dessa família.
Recomendo!
Sobre o filme:
Claro que é bem mais resumido e mudou um pouquinho a história, como por ex., na parte final do livro, em que a personagem principal era a Alba, no filme, era a Blanca, sua mãe. O Esteban e a Clara só tiveram uma filha na obra cinematográfica. Mas, achei que o filme manteve a essência da história, inclusive falando dos acontecimentos políticos no Chile. De uma forma geral, gostei! E contou com ótimas atuações de Meryl Streep e Jeremy Irons.
Recomendo!
Sobre o filme:
Claro que é bem mais resumido e mudou um pouquinho a história, como por ex., na parte final do livro, em que a personagem principal era a Alba, no filme, era a Blanca, sua mãe. O Esteban e a Clara só tiveram uma filha na obra cinematográfica. Mas, achei que o filme manteve a essência da história, inclusive falando dos acontecimentos políticos no Chile. De uma forma geral, gostei! E contou com ótimas atuações de Meryl Streep e Jeremy Irons.
Recomendo!















Olá
ResponderExcluirum dos meus filmes favoritos da vida <3! Nunca li o livro, acredita? Sou muito fã de Meryl Streep e Jeremy Irons...beijos
Oi Raffa! Então leia o livro, que é muito mais completo. Beijos
ResponderExcluir