Olá queridos!
Não tenho muito o hábito de ler ficção científica ou fantasia, mas, por causa do Vórtice Fantástico, clube de leitura desse tipo de livro, que eu já falei aqui no blog, acabei lendo esse livro e amei.
Sinopse: Em pouco tempo, os desbravadores do espaço descobrem a terrível verdade: nesse mundo, seus pares humanos não passam de bestas selvagens a serviço da espécie dominante... os macacos. Desde as primeiras páginas até o surpreendente final – ainda mais impactante que a famosa cena final do filme de 1968 –, O planeta dos macacos é um romance de tirar o fôlego, temperado com boa dose de sátira. Nele, Boulle revisita algumas das questões mais antigas da humanidade: O que define o homem? O que nos diferencia dos animais? Quem são os verdadeiros inimigos de nossa espécie? Publicado pela primeira vez em 1963, O planeta dos macacos, de Pierre Boulle, inspirou uma das mais bem-sucedidas franquias da história do cinema, tendo início no clássico de 1968, estrelado por Charlton Heston, passando por diversas sequências e chegando às adaptações cinematográficas mais recentes. Com milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, O planeta dos macacos é um dos maiores clássicos da ficção científica, imprescindível aos fãs de cultura pop.
Para quem quer ler um livro de ficção científica e não sabe por qual começar, recomendo esse: leitura fácil e agradável.
A sinopse já fala muito do livro. Nesse Planeta, os humanos é que são os selvagens e os macacos é que são a raça dominante, que comanda tudo.
É um pouco assustador pensar que possa existir um planeta assim, em que eles é que determinam o que podemos ou não fazer e, ao mesmo tempo, isso nos leva a uma reflexão sobre a forma como os animais são tratados.
O autor criou uma língua própria dos macacos. Achei bem legal essa ideia.
O final é bem surpreendente, diferente do filme.
No fim do livro, há uma entrevista com o autor e, também, um posfácio com algumas explicações que nos fazem entender melhor o livro.
O encontro do Vórtice ainda vai acontecer. Acho que vai ser uma reunião muito agradável e enriquecedora.
Recomendo! Boa leitura!
Essa edição está tão linda!!! Pretendo comprar em breve para deixar na estante <3
ResponderExcluirEstá linda, né? E o livro é ótimo, Clayci. Bjs
ResponderExcluir