Olá queridos!
Existe um projeto de clube de leitura de livros de ficção científica e fantasia, chamado Vórtice Fantástico, que está espalhado por várias cidades do Brasil. Existe um grupo no Rio de Janeiro.
O livro escolhido no mês de julho pela cidade do Rio foi esse.
Gostei da proposta desse projeto, pois gosto de ler todo tipo de livro e sair da minha zona de conforto.
Sinopse: "Aventuras do Vampiro de Palmares é um romance de vampirismo científico de Gerson Lodi-Ribeiro, autor veterano da literatura especulativa brasileira. Os filhos-da-noite são entidades naturais que evoluíram como uma espécie predadora de seres humanos. A ação começa na costa do Peru, dois séculos antes da chegada dos espanhóis, e termina na Londres vitoriana de 1888. Esse também é um romance de história alternativa, pois as aventuras de Dentes Compridos, o último filho-da-noite, não se desenrolam exatamente no mundo que conhecemos, mas noutro, em tudo idêntico ao nosso até 1647, ano em que Maurício de Nassau decide regressar ao nordeste brasileiro para reassumir o governo de Nova Holanda. Nassau estabelece então uma aliança com a Confederação de Palmares. Juntas, Nova Holanda e Palmares conseguem derrotar a Coroa Portuguesa e, como resultado, Palmares torna-se a primeira nação independente da América, cerca de um século antes dos Estados Unidos.
Por considerar o sangue dos negros a mais fina das iguarias, Dentes Compridos acaba capturado pelos irmãos Zumbi e Andalaquituche durante o reinado de Ganga-Zumba. Em vez de matar o filho-da-noite, esses dois príncipes decidem treiná-lo, fazendo dele um misto de assassino e agente secreto
a serviço do país.
Daí em diante, do século XVII até os dias de hoje, o destino desse último filho-da-noite estará indelevelmente associado à própria construção da nacionalidade palmarina, em um “Brasil” completamente reimaginado."
Primeiramente, gostei muito da capa.
Apesar do livro conter 300 páginas e de o autor utilizar uma linguagem mais rebuscada, não achei a leitura cansativa, até mesmo por se tratar de várias aventuras pelas quais o "Filho da noite" Dentes Compridos (vampiro) passou.
Achei bem interessante toda a narrativa seguir dados da nossa História, tendo esclarecido o autor, ao final, que a partir de determinado ponto, o livro retrata a História de forma diferente.
O livro narra desde o Império Inca, Xica da Silva e seu Comendador, até outros fatos históricos. Eu me lembrei da Novela Xica da Silva e da sua protagonista. O autor reproduziu muito bem o jeito como ela falava.
O Filho da Noite, apesar de sugar o sangue das pessoas, não é um personagem que me deixou com medo ou me deu pesadelos. Então, pode ler sem medo.
É um livro muito bem escrito. Não conhecia esse autor. Quero ler mais livros dele.
A proposta do Vórtice Fantástico no mês de julho foi ler um autor nacional. E a escolha foi muito feliz.
Recomendo!
Nenhum comentário :
Postar um comentário